Depois de publicar meu artigo 6 estratégias rançosas para conseguir uma visita comercial, minha amiga Soraya fez o seguinte desafio nos comentários:
O que aceitei de imediato, pois além de curtir receber uma sugestão de tema (fique você também à vontade para fazer o mesmo), esse na verdade é muito fácil.
Sim, eu pego no pé e critico bastante a atuação dos agentes de carga de modo geral, pois é um segmento bastante inchado e dá trabalho separar o joio do trigo.
Mas quando você acha o trigo, ah… É bom demais.
E vou lhe dar 6 motivos.
1 – Eles conseguem conversar com quem nos ignora.
Não estou falando das pessoas do Tinder que nunca dá Match contigo e você começa a achar que o problema é a sua internet.
Se você é da turma humildona na quantidade de embarques, já sabe que é perda de tempo (e cabelo, botox) tentar ser atendido com qualidade por parte dos donos de grandes veículos, como navios e aviões.
Especialmente armadores.
E alguns deles já definiram suas estratégias: a Maersk está focada em desenvolver a logística ponta a ponta, enquanto a MSC quer aumentar a capacidade da frota.
E como os agentes de carga possuem volume de mercadoria, além de uma paciência nirvânica pois as vezes nem eles são bem atendidos, é melhor utilizá-los para economizar principalmente tempo.
2- Você não vai querer trabalhar com o Agente de Cargas do seu exportador
Dificilmente um despachante aduaneiro ou importador experiente vai ficar feliz ao saber que tem uma importação prepaid para realizar, especialmente se for de um agente de cargas desconhecido.
Tanto que já dei 5 motivos num artigo para não importar prepaid
É preciso ter em mente que o cliente desse agente de cargas é o exportador.
Ou seja, toda a energia para o atendimento será destinada ao seu cliente.
Mas tem algo que esse agente vai concentrar no importador e são os custos logísticos.
Baratinho esse preço CIP do exportador, né?
Tadãããã! Olha só quanto custo de destino bonito e criativo no conhecimento de embarque!
Verdade, já tive o prazer de trabalhar com eles e é um alívio saber que seremos bem tratados sem preços abusivos.
Contudo, nós gerenciamos riscos e esse é um que, além de evitável, é altíssimo.
3- A sintonia favorece a produtividade
A comunicação entre prestador de serviço do comex e cliente são ao, longo do processo, especialmente com agentes de carga, comissárias de despacho e trading companies.
E claro que para essa relação funcionar é preciso ter implementados procedimentos, sistemas e burocracias.
Sabe essa coisa boa que temos com amigos próximos e cônjuge, que não precisamos falar tudo para passar a informação e (quase) não há mal-entendidos?
Pois então, também é possível ter isso com seus prestadores de serviço e é algo que vale ouro, chega a ser difícil mensurar.
Mas isso só é possível porque o atendimento de ambos os lados está fluindo.
Sim, o cliente também tem que atender os prestadores de serviço com qualidade e esta é uma das razões para não ficar trocando de agente de carga por qualquer mixaria.
4- Quando o exportador/importador falhar contigo, eles vão te ajudar.
Sabe quando seu importador/exportador começa a “dar uns perdido” porque tem algo errado da parte dele? Aí começa com aqueles sintomas do tipo:
- Não atende telefone
- Demorar para responder
- Enrola na resposta
- Responde errado
- Esquece como se fala inglês
Para muitos casos, só do teu agente de carga ter um parceiro bom no país do exportador/importador, ele pode descobrir o que está acontecendo.
E as respostas variam bastante, pode ser que ficaram sem luz, uma tempestade, ou que a carga não está pronta porque ela foi vendida para outro que pagou mais caro.
5- Você vai usufruir da experiência de mercado com o seu produto
Muito tempo ensinando é economizado quando seu agente de cargas entende do seu produto.
Afinal, o despacho aduaneiro pode não ser responsabilidade deles, mas eles terem ciência que a mercadoria precisa de licença da importação, como funciona importar com drawback ou porque ela vai ficar entrepostada no Brasil faz toda a diferença no cotidiano.
Além, claro, de fazer a diferença na logística, a depender das características da carga, para saber como manusear, transportar.
Isso pode parecer básico, mas nunca é óbvio para o inexperiente detalhes que causam atrasos e prejuízos, pois há cargas que não podem embarcar no aéreo, LCL ou têm restrição de horário no transporte rodoviário.
Sabemos que notebooks e smartphones têm baterias, mas e quanto aquele eletrônico exótico que nem classificação fiscal tem direito ainda?
6 – Possuem informações valiosas do mercado de frete e sobre os países que mais negociamos
A depender da qualidade de seus parceiros nos países que mais negociamos, junto de uma inteligência de dados, os tornam capazes de prever movimentos que podem influenciar a logística do processo.
E não apenas por parte de preço de frete, é muito mais fácil saber de possíveis instabilidades sociais e naturais quando o alerta vem de quem mora lá.
Seja por causa de greves, desastres naturais, conflitos armados… enfim, atos que não são mais exclusivos de países emergentes.
Normalmente, com o primeiro se economiza muito mais.
Você não consegue identificar estes motivos?
Infelizmente o mercado de agenciamento de cargas possui uma quantidade relevante de empresas de má qualidade.
Mas tem muita gente competente e dos mais diferentes tamanhos e especialidades, pois se você crê que a única vantagem é o fato deles conversarem com armadores e companhias aéreas…
Pois não é leiloando frete e trocando de agente de cargas igual você troca de roupa de baixo que você vai encontrar e desenvolver os melhores.
Sim, dá trabalho, se fosse fácil qualquer um fazia.
E você, amiga(o)?
Quais outras razões que ficaram de fora? Está feliz com seus agentes de carga? O que você faz para desenvolvê-los? Vai usar esse conteúdo para convencer leads e clientes?
Fique à vontade e lembre-se que a Invoice Content só atende empresas do comércio exterior, afinal, vivemos e temos a prática do mercado e você pode ter a estratégia e conteúdo da mesma qualidade conosco.