A Matriz de conteúdo vai salvar suas ações de marketing

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Se você cria conteúdo para alguma rede social ou blog certamente já enfrentou (ou ainda vai enfrentar, vai por mim) o temido “Bloqueio Criativo” e a matriz de conteúdo pode ser sua salvação.

Sim, é muito comum que criadores de conteúdo (o que inclui profissionais da área de marketing), em alguns momentos, sintam dificuldade para criar conteúdo que siga uma linha e uma constância dentro do famoso funil de vendas.

Mas existem ferramentas excelentes que podem ajudar não só na qualidade desses conteúdos.

E também na velocidade com que eles são criados, e a Matriz de Conteúdo é uma delas, que pode te ajudar a não se perder dentro de sua estratégia.

Então de forma muito simples e objetiva, a Matriz de Conteúdo te guia para que tudo aquilo que você for produzir esteja dentro de pilares fundamentais, fazendo com que sua estratégia de funil e  de nutrição funcionem com harmonia.

Mas como a Matriz de Conteúdo pode salvar o meu planejamento?

MATRIZ DE CONTEÚDO

Engana-se quem acha que produzir conteúdo é coisa simples (mesmo em se tratando de suas redes sociais).

Por isso a Matriz de Conteúdo te ajuda a manter uma linha de raciocínio, sem que você fuja da estratégia em seus conteúdos e tudo isso de forma simples e prática.

Se você está lendo esse artigo, é muito provável que já entenda os “porquês” e a importância da produção de conteúdo.

Mesmo assim, permita-me relembrar pontos importantes para quem ainda tem dúvida se começa ou não.

1º Sem conteúdo você não existe

Você pode não aceitar (ou ainda não entender), mas sem conteúdo você não existe.

Por isso, aqui na Invoice Content levamos muito a sério uma frase da nossa sócia-fundadora, Sari Santos: “Exista, antes mesmo de vender”.

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Sim, é muito importante que suas redes sociais, e até mesmo o seu site, entregue conteúdos relevantes.

Entretanto, não é só por questões técnicas de marketing digital (como funil de vendas, geração de leads, SEO), não.

Ter conteúdo é muito importante para que você gere valor, para que sua marca seja vista e lembrada.

Isso influencia e muito na decisão de compra.

2º Crie relacionamento

Se você produz conteúdo com a sua “cara”, além de dar vida e voz à sua empresa/marca, você proporciona conexão com quem consome esse conteúdo.

Você gera relacionamento, intimidade, afinal, na maioria das relações comerciais, pessoas compram de outras pessoas e não diretamente de marcas (principalmente quando se compra serviço).

3º Diferenciação da marca

Produzir conteúdo autêntico vai além das técnicas e ferramentas do marketing e vai muito além de gerar valor. Tudo isso (e alguns outros pontos) são pilares que vão diferenciar a sua marca da concorrência.

, mas….

Onde nisso tudo entra essa tal Matriz de Conteúdo?

MATRIZ DE CONTEÚDO

Bom, quando vamos desenvolver uma estratégia para que se encaixe dentro dos pilares citados acima, e possibilite a entrega de todas as etapas de um funil de vendas, às vezes se torna difícil pensar em variedade de conteúdo para ter constância e regularidade, sem ser repetitivo e chato.

A Matriz de Conteúdo vem justamente para ajudar a dar norte na produção desse conteúdo sem fugir do que realmente importa.

Em um quadrante, ela divide a forma como vamos trabalhar os conteúdos de quatro formas.

Levando em consideração algo muito importante do ser humano, que são fatores racionais e emocionais.

Matriz de Conteúdo na forma racional

Quadrante da Educação.

Nesse momento vamos olhar para formatos de conteúdo que possam fortalecer nossa lembrança de marca.

De forma racional e no eixo do reconhecimento, utilizando de conteúdos que usem e abusem dos artigos, ebooks, guias, pesquisas e links úteis, por exemplo. no geral para agregar ao usuário formas de uso e aproveitamento do seu conteúdo.

Matriz de Conteúdo na forma emocional

Além de agregar valor de forma concisa à rotina de seus leads, é importante que as pessoas que te acompanham tenham outros motivos para te seguir e gostar de você.

E isso entra também no eixo do reconhecimento, mas na área emocional (outro quadrante).

O quadrante do Entretenimento.

É nesse momento que precisamos elevar a percepção da nossa imagem e criar a tão sonhada aproximação/intimidade com o lead.

De uma forma que ele passe a te seguir não só pelas utilidades e facilidades do dia a dia, mas também pela IDENTIFICAÇÃO que ele tem com a sua marca.

É nessa etapa que você poderá criar essa conexão com o lead, através de conteúdos como Quizzes, Competições, Vídeos, e tudo que você possa imaginar de interatividade.

Quadrante da inspiração

Agora no eixo da decisão, mas ainda levando em conta o emocional, passamos ao quadrante da inspiração.

Ele que vai guiar o usuário para esse sentimento através de conteúdos que fazem despertar nele gatilhos.

Como, por exemplo, o de pertencimento: ao produzir uma série de conteúdos voltadas a clientes de vários segmentos e seus resultados.

Colocando em xeque a sua reputação e abrindo o resultado de uma pesquisa de satisfação com seus clientes, conseguindo (por que não?) um depoimento daquele influencer da área.

Tudo isso são formas de se projetar diversos conteúdos que possam levar o lead a esse sentimento.

Voltamos para o lado racional

Quadrante de Convencimento

Intimamente ligado ao eixo de decisão, o intuito aqui é influenciar a decisão de compra, de forma racional, usando conteúdos que mostrem a funcionalidade do seu produto/serviço, formas de uso e os preços.

Nesta etapa os conteúdos se baseiam em eventos, compartilhamento de cases (estudo de caso), depoimentos e períodos de testes (em que você oferece diversas maneiras do seu possível cliente testar o seu produto).

Como colocar em prática a Matriz de Conteúdo?

Então, agora que você já conhece a ferramenta, colocá-la em prática não é mais problema, porém, antes mesmo de começar a montar os conteúdos, você precisa entender para quem irá montá-los e mapear conteúdos possíveis dentro do seu contexto. Para isso, comece se perguntando:

  • Quem são seus compradores?
  • Onde eles trabalham e quais são os seus cargos?
  • Quais são os seus pontos de dor/preocupações que poderiam impedi-los de comprar?
  • Quais são seus gostos e preferências?
  • Como é o estilo de vida deles e como isso afeta suas decisões de compra?

Obs.: Você pode utilizar aqui uma outra ferramenta chamada MAPA DE EMPATIA, que pode ajudar muito a entender seu público-alvo.

Identifique a jornada de compra, qual o caminho que sua persona percorre e quais informações ela consome em cada etapa até chegar na decisão final.

E, por fim, decida a forma como você irá distribuir esses conteúdos, identifique os meios com maior e melhor alcance dentro da persona.

DICA BÔNUS.

Defina o seu objetivo final, aonde você quer chegar com tudo isso.

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Mesmo com todas essas ferramentas, dicas, métodos, a real é que produzir conteúdo não é tarefa fácil e no meio do caminho irão aparecer várias desculpas lhe influenciando a desistir e lhe dizendo que não faz sentido continuar.

Mas quero compartilhar uma frase que gosto muito (não sei de quem é) e que  diz: “seis meses ou dois anos irão passar, se você FIZER ou NÃO”… ou seja, faça.

Por isso, antes de qualquer coisa, defina um objetivo final, tenha um propósito que te faça seguir em frente, você vai precisar.

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