Boas estratégias para pedir desconto no Comércio Exterior e Marketing.

Continuando de onde paramos no texto anterior, preciso começar com o óbvio: não há nada de errado em pedir desconto.

A questão é como você faz, pois há estratégias que repercutem melhor nesse objetivo e podem, inclusive, refletir positivamente em seu networking.

Enquanto outras estratégias fecham portas para trabalhar com boas empresas do Comércio Exterior e Marketing, bem como lhe isolam de qualquer oportunidade.

Mas saiba que pode não ser culpa sua e simplesmente resultado de inexperiência, por ainda não saber negociar, a não ser que você seja um boçal não meça as consequências de seus atos.

Listei as boas estratégias abaixo com base no que testemunhei e desenvolvi como profissional de importação, bem como o que me chamou a atenção positivamente por parte de clientes da Invoice Content.

Antes das estratégias, leia direito a proposta.

O alerta é necessário pois de quase nada adiantará aplicar qualquer uma das estratégias abaixo, se você não ler a proposta que recebeu com atenção.

Veja se as informações mensuráveis estão lá, por exemplo:

  • O que;
  • Quanto;
  • Quando;
  • Quantidade; e
  • Como.

Caso falte algo ou tenha restado alguma dúvida, é preciso esclarecer na proposta, ainda mais que ela pode vir a sobrepor contratos.

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Foto de Ono Kosuki no Pexels

Se nela consta tudo que precisa para analisar, tanto o que foi solicitado, quanto para  comparar entre as demais propostas recebidas, estará pronto para aplicar essas e outras estratégias.

Remover Serviços desnecessários.

Comércio Exterior e Marketing são trabalhos complexos que possuem diversos serviços inerentes.

E dificilmente uma proposta vai acertar precisamente fazendo constar tudo o que você precisa ou não.

Afinal, não conhecemos sua empresa e suas necessidades tão bem quanto você, pode ser que já tenha:

  • Apólice aberta de seguro;
  • Profissional para cuidar das publicações no site e redes sociais;
  • Especialista em classificação fiscal;
  • Designer para fazer todas as artes da empresa; e
  • Frota de caminhão para coletar/levar a mercadoria até/do terminal alfandegado.

Pagar por um serviço que já é realizado internamente (e tem capacidade para tanto) é simplesmente queimar dinheiro.

Além disso, pode ser que entre as propostas constem outros serviços desnecessários, que podem comprometer o Compliance no momento de compará-las.

Prover de forma que facilite ao prestador de serviço.

Essa é a estratégia de convencer as empresas cotadas de que você é um cliente que não vai dar trabalho durante a prestação de serviço.

Se sua empresa possui alguém ou um departamento para tratar apenas do Comércio Exterior e Marketing (não as duas coisas juntas, né), entendemos que essa experiência agregará naturalmente no bom fluxo do trabalho.

Tanto o Comércio Exterior quanto o Marketing precisam do trabalho em equipe entre clientes e prestadores de serviço para que funcionem.

E não apenas a experiência por si só, pode ser que tenha alguma tecnologia que agregue na economia de tempo para todos.

Essa estratégia também ajuda a deixar claro que você não é um mala do tipo que:

  • pede diversas alterações numa mesma arte;
  • quer classificar a mercadoria na NCM mais barata;
  • trata todos os processos com urgência por culpa própria (esse se aplica ao Mkt e ao Comex hahahaha)

Quem dera apenas experiência (ou diploma) fosse determinante para a formação de um profissional de qualidade.

Oferte estabilidade.

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Embora seja incontrolável, se tem algo que traz paz na vida pessoal e profissional é saber quanto se ganha e quanto se gasta.

Melhor ainda poder prever isso a longo prazo, pois isso garante estabilidade e tempo para planejar o crescimento.

Pode ser que tenha pedido uma proposta de 6 meses, mas se, digamos, você esteja renovando contrato, por que não fazer 10 ou 12 meses?

“- Ah mas com prestador novo é perigoso, aí fico preso nele.”

Com certeza não posso falar por todos, mas na Invoice Content não empurramos cláusula de fidelidade no contrato, raríssimas as vezes que é necessário.

Sabemos que nosso trabalho é bom, não precisamos disso para te amarrar. 😊

Apresente números (não só preço!)

Apesar do Marketing ter aspectos mais subjetivos, ele é mensurável tanto quanto o Comércio Exterior.

Foi isso que quis dizer sobre analisar direito a proposta, com base nas informações mensuráveis.

Você compara cotação de frete Dry com Reefer? Ou uma proposta para publicação no Instagram com outra que oferta texto para o blog do site?

Assim não dá, né? As propostas precisam apresentar o mesmo serviço para que possam ser comparáveis, do contrário de nada adianta dizer que conhece outra empresa ou pessoa que faz por menos.

Mande a real sobre sua condição.

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Já notou como somos incoerentes para falar de dinheiro e tentamos a todo custo evitar os extremos do tema? Explico:

Se dinheiro não é problema, damos desculpas para justificar a compra de algo.

  • Parcelei muito
  • guardando para essa viagem desde quando o dólar estava em R$3,00
  • Consegui na Black Friday
  • Comprei usado
  •  Agiotagem

E quando não temos condições de comprar, também damos desculpas!

  • dando uma olhadinha
  • Vou dar mais uma volta antes de decidir
  • Mas essa Ferrari só tem na cor vermelha?

Enfim, desperdiçamos um tempo precioso para evitarmos a fama de Pobre ou de Burguês Safado.

Contudo, tive alguns pouquíssimos clientes que, ao receberem a proposta, disseram imediatamente não ter dinheiro.

Seja por desconhecimento do mercado ou por limitação de orçamento.

Independente do motivo, readequamos a proposta para ser proporcional à disponibilidade financeira e, ao final, muito tempo foi economizado porque ninguém teve vergonha de falar de dinheiro, seja fechando negócios ou não.

Hoje não tem dinheiro, mas a troca de ideias e networking foi feita e, quem sabe daqui 6 meses?

Não é pelo desconto, é para atender as necessidades sem perder tempo.

Pode parecer loucura eu falar sobre como pedir desconto para mim que fornece serviços de Comércio Exterior e Marketing, mas quando a relação é feita de forma construtiva e clara, os dois lados ganham, independente de fechar negócio ou não.

A tal da assertividade, sabe? 🙂

Especialmente pelo tempo economizado, que hoje é ativo escasso no Comércio Exterior e que aprendi a valorizar na minha vida operacional de importação.

Tanto que, havendo assertividade dos dois lados, já vivemos o oposto, de começar o papo no desconto e fechar um valor mais alto que o inicial porque o escopo de serviços aumentou, respeitando ao máximo o orçamento e objetivos do cliente.

E você, amiga(o)?

Este foi um apanhado das boas estratégias que mais me agradam tanto como comprador, como vendedor.

Conte-me nos comentários o que você acha delas, se há outras que gosta de utilizar e as ressalvas que elas têm.

Ah, e continue comigo, pois as estratégias ruins serão desabafadas tema do próximo texto.


 

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