Caramba… faz mais de 5 anos que escrevi a Parte 1, e na introdução do texto eu reclamava que o dólar estava muito caro.
R$3,75 Kkkkkkkkkkkrying
Na primeira parte trouxe alguns exemplos práticos de como o mercado de capitais e de frete internacional podem castigar os custos de importação e exportação, especialmente em momentos mais demorados como o de fechar a compra/venda.
Dessa vez trago algumas verdades que são facilmente provadas ao analisar os custos, mas muitos têm dificuldade em admitir, para que os erros não se repitam.
Sua indecisão só causa mais prejuízos!
A não ser que seu estoque esteja bem alto ou já as metas de venda batidas, esperar para ver o que vai dar normalmente vai dar em…
Mais prejuízos!
E nem sempre o sintoma da indecisão é a incerteza, por vezes demoramos a tomar uma decisão pois estamos esperando que uma solução milagrosa caia do céu.
E normalmente são milagres que beiram o impossível, como:
- a taxa cambial cair 15 centavos em 24 horas;
- ganhar um pack de 5 dias extras de free time;
- a paralisação/greve cessar imediatamente;
- o navio que rolou sua carga der meia volta e coletar seu container porque achou um “espacinho”; ou
- o agente de cargas da importação prepaid aceitar reduzir o custo de destino dele pela metade (kkkkkkkkk esse sim é impossível).
E não satisfeito, pois nenhum dos milagres acima aconteceram, decide por pedir ou até exigir que ele venha dos prestadores de serviço, o que nos leva à segunda máxima do assunto:
Se você não conseguiu contornar o prejuízo, dificilmente seus prestadores de serviço irão
As chances de um milagre aqui são menores ainda.
Pois, como falei antes, quem é despreparado e vaidoso começa esperando que algo aconteça, pois são intervenções divinas que não demandam a humilhação de admitir o erro e pedir ajuda.
Aí já é tarde demais para que algum interveniente do comex consiga amenizar.
Afinal, se você conta com um milagre de seus prestadores de serviço do comércio exterior, significa que o processo já desandou demais para que eles consigam fazer algo a respeito.
Você só vai recuperar o prejuízo nos próximos processos
Aceita que doerá menos… e custará menos.
É melhor um embarque ruim confirmado que apostar num próximo com transit time mais curto, só que incerto.
E não aposte todas as suas fichas na importação e exportação já de primeira, pois assim como pode dar certo de primeira e ter ganhos incríveis, o oposto também é real e isso pode custar economias de uma vida.
Ou a empresa.
Não é viável aprender com os erros no Comércio Exterior
Sou totalmente a favor que tenhamos espaços para explorar e testar, isso para mim é fundamental para que fujamos da rotina do trabalho e exploremos novas oportunidades.
Mas o que me refiro aqui é a ideia de se aventurar nas importações e exportações sem conhecimento.
O custo de errar no comércio exterior, seja firmando novos negócios ou na operação em si, nunca custará mais barato que fazer um curso ou contratar alguém para lhe assessorar.
Tem muito empreendedor de palco com o papo de ‘’Começa logo! Tem que fazer acontecer, conserta o carro com ele em movimento’’.
Fuja desse tipo de asneira.
Quanto maior o prejuízo, mais tempo você vai precisar para retornar ao Comércio Exterior.
Se der 💩 na exportação, é provável que perca o cliente ou tenha prejuízo na operação. Agora, caso faça 💩 na importação, talvez precise comprar outra vez para revender no mercado interno.
E quanto maior o tamanho da 💩 feita, mais tempo será necessário para levantar fundos e conseguir importar ou exportar de novo.
Tá entendendo porque digo que no comércio exterior tempo é prejuízo? 😅
Você não precisa de (tantos) milagres se tiver duas coisas.
A verdade é que não dependeremos de milagres se certos trabalhos forem bem feitos, e estes normalmente não são associados ao comércio exterior diretamente.
Sério, o comércio exterior inteiro seria menos estressado se nossos clientes e empresas da área fizessem só esses dois com qualidade.
…e não é exagero, acredite! A gestão eficiente de fluxo de caixa e estoque podem parecer apenas detalhes operacionais, mas são eles que garantem a saúde financeira e a sustentabilidade do negócio no longo prazo.
Imagine um cenário onde você tem controle total sobre suas entradas e saídas financeiras, sabe exatamente quando receberá pagamentos e as datas para pagamento dos custos da importação exatamente quando ocorrem.
Isso reduz bastante o risco de precisar fazer empréstimo ou queimar cartucho pedindo prazo para seus prestadores de serviço num processo que nem é tão importante.
Assim como um estoque bem gerenciado. Ninguém precisa de uma importação urgente para um produto que tem no estoque, ou aqueles produtos mais encalhados que teus amigos/as esquisitos.
Mercadoria parada é prejuízo e o valor dela poderia ser usado para importar e exportar mais.
Então sim, talvez não precisemos esperar por milagres se nos dedicarmos mais a esses aspectos tão importantes da nossa gestão.
E quem sabe assim o comércio exterior se torne menos estressante e mais produtivo para todos nós.
Comece com um problema que consome seu tempo
Eu, você e todo mundo temos diversos problemas, dentro e fora do comércio exterior.
Mas com certeza você tem um Top 3 problemas que estão te fazendo perder margem de lucro e sanidade mental.
Ele pode representar “apenas” cinquenta ou cem reais por processo, mas quantos processos/mês você tem mesmo? E mais, o quão feliz e aliviado você será quando tiver ele resolvido?
Pode ser que leve 6 meses para resolver, mas se você não fizer nada, ele ainda estará lá daqui 6 meses, talvez causando um prejuízo ainda maior e com certeza te desgastando mais.
E você, amiga(o)?
Você ou seus clientes tem reduzido os prejuízos causados por desperdício de tempo? Problemas internos lhe atrapalham mais que externos? Sei que é complicado expor problemas profissionais, mas vamos tentar continuar esse tema nos comentários. 😊