Lá no Instagram da Invoice Content postamos um conteúdo resumido para que você do comércio exterior possa sair da inércia e começar a fazer o seu investimento de marketing ser mais assertivo e trazer algum retorno.
E, para gerar Leads, são cinco os itens básicos, mas de extrema importância, para que suas ações sejam efetivas e tenham resultados satisfatórios.
Apesar de simples, são medidas poderosas que comprovadamente funcionam. No entanto saiba que, se você não faz, não adianta cobrar da agência ou do colaborador de marketing a geração de Leads qualificados.
São apenas cinco passos que, se não forem seguidos, você não vai gerar Leads.
1 – Definir e conhecer muito bem seu público-alvo e sua persona
Se você não tem uma persona ou no mínimo um público-alvo mapeado para treinar seu time comercial e orientar sua equipe de marketing a trabalhar, alguma coisa está muito errada.
Pare tudo o que está fazendo e faça isso imediatamente.
Conhecer seu público só traz benefícios e otimiza todos os seus recursos, principalmente de tempo e dinheiro – que andam juntos. Saber com quem a empresa quer falar faz com que suas ações sejam direcionadas e traz uma comunicação assertiva.
Um exemplo de público-alvo:
- Empresa que importa/exporta, tem pouco conhecimento dos processos e tem um volume x mensal (sei que poderíamos detalhar mais, mas vamos nos atentar ao objetivo).
Suas ações, sejam elas orgânicas ou pagas, podem, por exemplo, ser voltadas à educação do seu público, passando sua expertise em um determinado assunto de interesse deles.
Exemplo do que pode ser feito:
Ações para explicar INCOTERMS e o impacto deles nos custos e nas responsabilidades, dependendo da escolha que o importador ou exportador faça.
Dessa forma você cria autoridade através de conteúdos relevantes, consumidos por um público de interesse da sua empresa e começa a atrair e aumentar uma audiência já pré-qualificada – uma vez que se interessaram por um assunto específico. Assim podemos ir para o passo dois.
2 – Produzir materiais ricos que agreguem no dia a dia da sua audiência
Depois de termos evoluídos com conteúdos específicos para o nosso público-alvo (porque o conhecemos e sabemos o que lhes interessa) podemos analisar o que mais é consumido. Dessa forma preparamos o que chamamos de materiais ricos. Para quem está começando isso pode se resumir a e-books ou checklists bem visuais de fácil acesso, compreensão e leitura, disponibilizados para download.
Com isso, vamos ao terceiro passo dos 5 itens importantes para você gerar novos leads.
3 – Tenha formas de capturar informações, Landing Page, formulários, pop-ups
Tão importante quanto produzir conteúdos e disponibilizá-los para download é ter uma forma de capturar informações da sua audiência em troca daquilo que você criou e está ofertando gratuitamente.
Assim conseguimos entender ainda melhor nosso público e, com esses formulários, torna-se possível obter dados como:
- nome
- telefone
- nome da empresa
- seu segmento etc.
4 – Ferramenta de marketing digital para converter, relacionar e reter seu público
Considere colocar no seu investimento alguma plataforma de gestão de marketing digital. Na Invoice somos parceiros RD Station e Hubspot, mas sabemos que não são todas as empresas que conseguem pagar pelas duas maiores plataformas do mundo. Existem outras, com valores menores e que entregam um trabalho similar. São ferramentas que vão auxiliar no próximo passo no processo de geração de Leads, o de relacionar e reter esse público.
Essa “nutrição” dos Leads se faz de diversas maneiras, mas uma das mais eficientes são os fluxos de automações que auxiliam na retenção deles e que, por sua vez (através das métricas), ajudam a entender melhor esse público com base nas suas ações e comportamentos. O que nos permitirá ir para o quinto e último passo – a conversão.
5 – Estratégia de promoção
Gerar conversões não é tarefa fácil, e nem rápida! Tenha ciência disso.
Uma série de fatores irão auxiliar na tomada de decisão, por isso tenha em mente que, ao final de todo esse processo (junto de outras estratégias como, por exemplo, o aumento da lembrança de marca, o famoso branding, entre outros) você deve ter na manga o acesso a promoções relacionadas a preços ou condições especiais. Isso fará com que a tomada de decisão do cliente seja gerada por algum gatilho e esse tempo de maturação na decisão dos Leads em comprar ou pelo menos marcar uma reunião possa diminuir.
Pois bem, se você ainda não segue esses passos não significa que esteja exatamente errado. Pode ser, como é na maioria das vezes, uma situação de momento, no qual você, profissional ou agência, entende que ainda não está na fase de aumentar os investimentos para imprimir essa velocidade e demanda necessária para chegar aqui.
Se você quer avançar para esse estágio e não sabe como ou porque não consegue, converse com sua agência ou com alguém que, preferencialmente, vá lhe falar a verdade – e não o que você quer ouvir simplesmente para poder vender algo. Entenda se realmente é o momento de evoluir as produções de conteúdo para o seu blog e suas redes sociais para uma estratégia completa de Inbound Marketing para conseguir gerar leads.
Vamos conversar sobre gerar leads?
Eu me chamo Nícolas Reig, sou sócio da Invoice Content, Agência de marketing segmentada para Comércio Exterior do Brasil e, junto do meu time, digo que estamos à disposição para conversarmos e entendermos melhor como podemos otimizar seus investimentos em marketing.