O setor de compras, é responsável por realizar a gestão das atividades relacionadas à aquisição de bens e serviços para a empresa e por isso,  É um dos setores que mais exerce influência na importação, já que deve primar pela qualidade e a conformidade dos produtos importados.

Quer saber mais dobre como isso acontece na prática? Acompanhe o artigo que preparamos sobre o tema.

Boa leitura.

Qual é papel do setor de compras?

A responsabilidade do setor de compras é gerenciar as atividades relacionadas à aquisição de bens e serviços necessários para a empresa, incluindo:

De forma, o papel do setor é garantir que a empresa tenha acesso aos bens e serviços necessários para o seu funcionamento, através de uma gestão eficiente e estratégica de seus fornecedores e contratos.

Por que o setor de compras influencia na importação?

A decisão de importar não parte do setor de compras, mas de um conjunto de fatores que envolve necessidade de matéria prima, posicionamento estratégico, abastecimento de estoque, entre outras variáveis particulares de cada empresa.  O setor de compras, por sua vez, acaba influenciando nesta tomada de decisão porque é responsável por gerenciar as atividades relacionadas à aquisição de bens e serviços necessários para a empresa, e isso pode incluir a aquisição de produtos importados.

A avaliação de características técnicas e comerciais do produto é imprescindível e na grande maioria das vezes o comprador internacional deve possuir conhecimentos específicos para desempenhar sua função.

A seguir abordaremos mais sobre essas atividades. Como o setor de compras influencia na importação?

O setor de compras pode influenciar na importação de várias maneiras, desde a Identificação de fornecedores internacionais, negociação de preços até o gerenciamento de riscos. Neste sentido, esclarecemos que em cada importação, os riscos precisam ser avaliados, tais como: riscos relacionados à qualidade dos produtos, atrasos na entrega, riscos cambiais e regulatórios. O setor de compras deve trabalhar em conjunto com outras áreas da empresa, como o departamento financeiro e jurídico, a fim de evitá-los ou então mitigá-los ao máximo.

Seleção de fornecedores

A seleção de fornecedores internacionais. Ao buscar estes fornecedores, é preciso avaliar e selecionar aqueles que atendem às necessidades da empresa, fornecendo produtos de alta qualidade a preços competitivos.

Essa busca pode envolver pesquisas de mercado, avaliação de fornecedores, análise de custos e benefícios, entre outros critérios. É importante que o setor de compras considere a reputação do fornecedor, sua capacidade de entrega, a qualidade dos produtos oferecidos, assim como os custos envolvidos na importação, como tarifas, impostos e despesas com transporte.

Negociações internacionais

Ao negociar com fornecedores internacionais o setor de compras tem a oportunidade de obter melhores preços e condições de pagamento para os produtos importados. Essas negociações internacionais podem envolver uma série de fatores, como o câmbio, as tarifas alfandegárias, o transporte e a logística desde a compra até a entrega no destino. Esses fatores devem ser avaliados cuidadosamente a fim de se obter os melhores preços e condições na importação dos produtos.

Além disso, as negociações internacionais também podem envolver acordos comerciais, como tratados de livre comércio, que podem reduzir ou eliminar tarifas e barreiras comerciais para produtos importados. O setor de compras deve estar ciente desses acordos e aproveitar as oportunidades que eles oferecem para a importação de produtos.

Cadastro de Produtos

Com a implantação do Catálogo de Produtos, que é um novo módulo do Portal Siscomex a ser integrado com a DUIMP no Novo Processo de Importação, a atividade relacionada ao cadastro de produtos deixou de ser operacional e passou a ser tática.

 O cadastro de produtos necessita de atenção especial com o objetivo de contemplar riqueza de detalhes em relação à descrição dos itens e possibilitar que estes sejam reconhecidos pelo sistema e enfim agilizar o processo de importação, uma vez que se valerá de  parâmetros específicos para o correto enquadramento da mercadoria importada.  

 Entenda como funciona o processo de importação

O processo de importação envolve diversas etapas, desde a identificação da necessidade de importação até o recebimento dos produtos importados. Confira abaixo as principais etapas envolvidas:

É importante ressaltar que o processo de importação pode ser complexo e envolver diversas regulamentações e procedimentos específicos. Por isso, é fundamental contar com profissionais especializados e experientes no assunto, para garantir que todos os trâmites sejam realizados de forma correta e eficiente.

Quais os indicadores em comum entre os setores de compras e importação?

Existem diversos indicadores em comum entre os setores de compras e importação, que são importantes para monitorar o desempenho e garantir a eficiência do processo. Alguns dos principais são:

Dessa forma, é importante que os setores de compras e importação trabalhem em conjunto e estejam alinhados na monitoração desses indicadores, buscando sempre a melhoria contínua de seus processos.

Faça a gestão do Catálogo de Produtos com a Blue Route

A solução  Catálogo de Produtos desenvolvida pela Blue Route é um pacote de serviços que  possui   integração com o Siscomex com o objetivo de otimizar a gestão do catálogo de produtos da sua empresa. Para saber mais sobre como nossas soluções podem apoiar o seu processo de importação, clique aqui e acesse  nosso portfólio .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *