Além da compra de produtos estrangeiros, o Comprador Internacional é responsável por fazer a cotação dos produtos, negociar com fornecedores, acompanhar o processo operacional e muitas outras atividades importantes para a aquisição de mercadorias advindas do exterior.
O primeiro passo, geralmente, é o solicitante enviar para ele as informações necessárias para a compra do item.
No entanto, em muitos casos, os clientes se limitam a enviar um e-mail com uma foto em baixa resolução, acompanhada de poucas informações técnicas sobre o produto e solicitando um preço específico, sem respeitar outros fatores relevantes no processo.
O que é avaliado além do preço?
Entre outros fatores, são avaliadas as características técnico-comerciais do produto. Alguns produtos são considerados de prateleira, ou seja, produtos mais comuns, fáceis de serem encontrados e prontos para serem adquiridos.
Mas existem também produtos que requerem um projeto para serem desenvolvidos, que possuem características técnicas de função e de material. Nesse caso, demandam uma análise um pouco mais profunda da operação.
O importante é sempre focar no produto final, para que não seja um produto muito difícil de importar, facilitando a compra e o processo logístico da operação.
Normalmente são duas etapas para analisar a viabilidade da compra do produto.
A primeira é a análise técnica, na qual são consideradas as questões de engenharia e se o produto atende aos padrões de qualidade exigidos internacionalmente. A segunda é a análise comercial, que contempla detalhes de preços e operacional da logística internacional.
Cada etapa depende da outra. A análise comercial não é feita se a parte técnica não foi aprovada anteriormente, por exemplo.
Viagens internacionais
Não é muito comum para o Comprador Internacional fazer viagens para o exterior, pois todo o contato pode ser feito remotamente. Mas quando viaja e participa de feiras, fazendo assessoria de compras, ele trabalha muito mais.
Além dessa assessoria, tradução, intermediação entre compra e venda, visita na fábrica, entre outras atividades, é necessário fazer, no final do dia, a minuta de todas as reuniões e repassar a agenda do dia seguinte.
Portanto, dificilmente o profissional consegue aproveitar a viagem e conhecer outros países, como muitos imaginam. O foco principal é facilitar o processo de compra internacional e estar atento a todos os detalhes durante toda a viagem.
Relação do Comprador Internacional com outros departamentos
Para que o processo de compras internacionais seja integrado, é preciso que esse profissional se relacione diretamente com outros departamentos, principalmente em se tratando de empresas de grande porte.
Dentre eles, podemos citar o departamento financeiro, o de operações ou de engenharia, em caso de projetos, assim como o setor específico da fábrica, em caso de reposição de peças de máquina, além do departamento de contabilidade.
Para empresas menores, geralmente, o Comprador Internacional é responsável direto por toda a operação. Um dos maiores desafios é o cliente entender que há diferenças na composição de produtos que parecem iguais.
Por exemplo, o aço inox tem vários níveis e mesmo com especificações técnicas iguais, a qualidade de um produto pode ser melhor que a do outro.
São detalhes técnicos e é por isso que muitos Compradores Internacionais são engenheiros. Muitas empresas contratam profissionais que tenham essa formação e que possuam tendências comerciais para as negociações.
Quando a empresa não possui um profissional específico para lidar com esses detalhes, o Comprador Internacional trabalha direto com o engenheiro do fornecedor. Essa situação pode ser bem desafiadora, pois é necessário ter muita atenção às questões técnicas do produto.
Fusos horários
Conforme o tipo da empresa, gerenciar horários diferentes para falar com os profissionais internacionais envolvidos no processo pode ou não ser uma das demandas.
Geralmente grandes corporações não têm essa necessidade. Mas empresas menores e tradings, muitas vezes, não têm hora para finalizar o atendimento.
Alguns profissionais, principalmente os que lidam com clientes asiáticos e europeus, preferem trabalhar em horários alternativos, assim podem atuar parte do horário comercial do Brasil e parte do horário comercial do outro país para realizar suas atividades.
Comprar x importar
Dependendo do tamanho da empresa, o Comprador Internacional precisa lidar com o processo do início ao fim.
Existem profissionais que fazem o desenvolvimento do projeto, tradução dos documentos, compram, importam, gerenciam todo o processo de logística internacional, planejamento de reestoque assim como atendimento direto ao cliente com follow-up de toda a operação.
Quando o Comprador Internacional cuida de todo o processo, um dos fatores mais estressantes é lidar com as expectativas dos clientes internos e externos, que podem não compreender a complexidade da compra.
São muitos detalhes a serem analisados como as barreiras culturais, fusos horários, barreiras alfandegárias e vários processos burocráticos que precisam ser cumpridos.
E muitos não entendem que pressionar o profissional não fará a carga chegar mais rápido. Por isso que uma das maiores dificuldades do Comprador Internacional é gerenciar as expectativas dos clientes.
Perfil do Comprador Internacional
O Comprador Internacional deve ser comunicativo, negociador, proativo e gostar de solucionar problemas, pois é uma profissão que busca facilitar processos, então, muitas demandas são direcionadas a ele.
Essa não é a profissão ideal para quem, ao final do dia, não quer mais saber do trabalho. Os problemas precisam ser resolvidos e essa é uma das suas principais funções.
É essencial estar atualizado sobre tudo o que está acontecendo e, por ter acesso a muitas informações, muitas vezes desalinhadas, que esse profissional seja organizado para compilar todos os dados e então, fazer um plano de ação.
O Comprador Internacional deve ter segurança em seu trabalho e ter frieza moral para lidar com questões não planejadas. Por exemplo, acontece muito de a carga chegar e o cliente afirmar que o produto não foi o que ele solicitou. E agora, de quem é a culpa?
Quando o profissional é organizado e registra todas as informações, ele apresenta uma contraprova do que foi pedido, demonstrando que a mercadoria está correta, de acordo com o que foi solicitado.
Formação profissional do Comprador Internacional
Cursos de técnicas de negociação, solução de problemas e resolução de conflitos são muito importantes para atuar nesta profissão. O Comprador Internacional está em constante conflito com outros setores, geralmente devido à incoerência nas informações, e então, saber lidar com essas situações é crucial.
Muitos Compradores Internacionais são engenheiros, visto que é necessário um entendimento profundo dos detalhes técnicos dos produtos. Infelizmente, existem muitos vendedores que não trabalham de forma honesta ou que não conhecem exatamente o que estão vendendo e o Comprador deve saber gerenciar essas questões.
Saber se comunicar em inglês é essencial nesta profissão. Além disso, é preciso saber lidar com outras culturas, logo, cursos complementares sobre negociar com uma cultura específica são muito válidos.
Também é necessário ter noções jurídicas e contábeis do processo, pois há muitos termos técnicos usados comercialmente a nível internacional.
Esse profissional deve ter uma visão sistêmica da operação, além de ser curioso e questionador. Isso faz toda a diferença no seu dia a dia, já que, ao se dedicar mais, busca várias fontes de informação e entrega um serviço mais completo.
Faz parte da função do Comprador Internacional buscar sempre melhorias no processo, e para isso ele precisa estar preparado. O profissional que ama fazer esse trabalho e solucionar problemas sente um prazer muito grande quando consegue gerar resultados.
Ouça o episódio do podcast sobre Profissões do Comércio Exterior: Comprador Internacional
Confira o Episódio 48 do Invoice Cast no seu agregador de podcast preferido: