Elinho, o menino que comprou um passarinho pra atear fogo nele e o que fazer pra isso não chamuscar em você

E o Elinho, rapaz humilde da sociedade, que agora também é o Big Boss do Twitter?

Esse curioso menino, também conhecido como Elon Musk (que sempre vai me remeter a uma marca de perfume) certamente tinha algo em mente na hora de entrar numa jogada dessas, mas admito que o verdadeiro motivo eu ainda não entendi.

Acredito que nem ele entendeu, já que em seu discurso de aquisição, ele comenta que a compra da plataforma está ligada muito mais à criação de um ambiente de livre discurso do que de fato dos ganhos monetários.

Tiros de festim e a operação bandeira falsa

Mas o que isso vai de fato impactar na gente? Então. Se vocês acham que a Terceira Guerra vai começar com uma bomba, estão enganados, ela vai começar por um Tweet.

Na Segunda Guerra Mundial, inclusive, a própria invasão da Polônia se justificou por causa de um suposto ataque a uma rádio alemã que ficava na fronteira dos países. Anos depois foi descoberto que tudo não passou de um comentário que gerou uma falsa notícia. Que na realidade, prisioneiros de campos de concentração foram enviados dopados para “destruir” a rádio. Uma operação zumbi praticamente.

Isso parece familiar para você?

O discurso aberto sem nenhum filtro ético no Twitter vai se tornar um grande revelador de personagens (e de pessoas por trás de empresas). Pra quem acha que o livre discurso estará isento de consequências, posso garantir que as consequências se darão na vida real.

Além é claro do impacto que isso irá gerar em outras redes sociais.

Os primeiros efeitos

Sabe aquela coisa do “teu chefe tá te vendo”, pois é! O Twitter era o lugar perfeito para isso, pois não havia nenhuma comprovação de que o comentário foi feito por X pessoa física. Agora, com a nova política de inscrição, todo o perfil deverá ser associado a um documento.

Ai Sari, que lindo, então ele vai ser mais seguro!

Nops. Você só vai ter mais mentirosos orgulhosos de seus feitos. Afinal, entre uma mentira contada por um perfil de alguém real e uma mentira contada por um robô, a primeira hipótese tem muito mais chances de decolar.

Ou, aquela galera que tinha como trabalho expor casos de assédio ou de corrupção, bom, também não vão.

Inclusive, a frase “a culpa é do estagiário” também cai por terra, afinal não é documento de pessoa juridica, é de pessoa física, então alguém vai ser responsável (e a empresa vai culpar alguém que não será o estagiário).

twitter: fato ou fake

Em outras redes sociais

Aqui vou sair completamente da polêmica e entrar num papo sério de marketing. Existe uma prática muito conhecida por quem não entende uma pataquada de Instagram que é o hábito de postar notícias no feed.

A não ser que você seja um site de fofocas ou uma empresa que trabalha apenas com notícias, fique tranquilo que isso vai criar um público legal. Agora se você é uma empresa e queira vender seus serviços, noticias no feed é amadorismo. O motivo? Simples: tem como colocar link na legenda do Instagram? Não.

Automaticamente o leitor vai pra link na Bio. Pronto, o principal fator de priorização do Instagram, que é o engajamento, se perde. Tiro no pé, você acha que tá postando um monte e está arrasando, quando na verdade ali é uma rede social para entretenimento e suas notícias quando dão sorte de aparecer no feed, é um saco.

*Ressalva importante: se você quer ser um William Bonner das notícias no Instagram, faz em vídeo, não em imagem e texto.

Continuando, mas porque você está falando disso se o tema aqui é o passarinho azul? Simples, porque lá SIM é lugar de postar notícia e comentar qualquer coisa. No Twitter é o hábito, o UX de lá foi feito pra isso, então a facilidade de postar qualquer coisa como notícia será imenso e o nível de engajamento em outras redes vai cair.

Afinal as pessoas gostam de briga.

Sari, então afinal eu faço o que?

Tenha bom senso. Simples.

Se uma rede social está em alta você deve usá-la da maneira correta, evitando consequencias negativas em caso de mal planejamento.

Em outras palavras, você precisa conhecer a rede e estudar cada palavra que será postada para gerar o impacto mais estratégico possível.

É melhor que você poste uma dancinha no TikTok que um artigo no Instagram, por exemplo. Saiba o que você está fazendo, poste a coisa certa, no lugar certo, na hora correta.

Evite temas que você não possa defender. Não venda valores que você não segue. NÃO MINTA.

E se você é, assim como eu, um expectador que adora ver uma treta, prepare-se, o Twitter vai gerar ainda mais, afinal, o ELOLAND será sei lei, mas com consequência.

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