O problema não é o ano novo chinês, é você, Importador.

O Ano Novo Chinês diz respeito a uma sazonalidade cultural e afeta praticamente a todos os envolvidos no Comércio Exterior brasileiro.

E o mais curioso é que, por mais que desde novembro do ano anterior ou antes ainda comecemos a alertar os clientes, seja por ligação, postagens nas redes sociais ou e-mail, em janeiro SEMPRE TEM a turma desesperada para comprar e embarcar.

Tanto é que considero esses alertas antecipados 20% para auxiliar os clientes e 80% para evitar pressão e estresses para fazer o impossível.

É por isso que, a meu ver, o antes, durante e depois dele causam aumentos na busca por terapia, lanches, medicamentos e aplicações de Botox.

Enfim, muitos já sabem o que fazer quando o Ano Novo Chinês está próximo, pois é assim que muitos operam e as soluções de curto prazo disponíveis normalmente envolvem gastar toneladas de dinheiro.

Por isso quero falar sobre o que se pode fazer no ano seguinte.

O problema: você está colhendo o que plantou em 2021

Se dentro deste UM ano nada foi feito para minimizar os desafios problemas desse período, significa que a sua colheita será um limoeiro carregado de estresse e prejuízos.

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Por isso o primeiro passo para resolver um problema é admitir a existência e responsabilidade dele.

Convenhamos, mesmo que o ano novo lunar não caia sempre na mesma data, você sabe que ele é anual (ah, vá?!) e a Alexa/Google/Cortana/Siri ou qualquer outro 1984 Assistente Pessoal pode lhe dizer a data exata de quando será.

Por isso chamamos de sazonal.

Responsabilidade assumida, vamos trabalhar para o próximo ano.

A boa notícia é que agora você tem praticamente um ano de tempo para se preparar.

A má notícia é que as soluções vão demandar quase todo o tempo disponível.

Partiu safra 2022

Já lhe adianto que há pouco de surpreendente nas sugestões, ainda mais que preciso considerar o que de certa maneira sirva para todos os tipos de produto.

Aumente seu estoque

Vamos começar pela sugestão menos trabalhosa.

Basta uma análise da gestão de seu estoque junto da performance de suas importações (dentro do período que faça sentido para seu produto) para planejar o aumento do volume em prol de evitar sofrências entre os 2 a 3 meses antes do ano novo.

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Isso é algo que seu sistema deve conseguir fazer, uma planilha ou até um bom ábaco, naturalmente que a qualidade do cálculo vai lhe ajudar a não exagerar nesse excedente e ‘’parcelar’’ essa compra extra de forma que não pese tanto nas importações rotineiras.

Como disse, é uma solução menos trabalhosa, mas que necessita queimar um pouco de caixa, contudo, é importante lembrar que:

Estoque parado é prejuízo, mas custa menos que prateleira vazia.

Procure mais fornecedores.

Eu sei, dá preguiça só de pensar.

A gente já demora para se mexer quando a operadora de celular não está legal, que existe portabilidade para auxiliar, agora imagina para buscar mais fornecedores.

Mas dá para prospectar na Internet: use do bom e velho Alibaba e procure participar das feiras internacionais – cujo modelo online certamente veio para ficar.

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Se der para ir presencial (e sendo seguro) melhor ainda, então fica de olho nas missões empresariais, no trabalho da Apex Brasil , bem como nas empresas e Trading Companies que organizam viagens ao exterior

Se a sua empresa faz, conta nos comentários 😉

São diversas opções disponíveis a depender da estratégia, daí começa o trabalho de solicitar amostra, validar a empresa, negociar primeira compra…

Etapas que levam meses, por isso afirmo que precisa começar logo.

Procure mais fornecedores fora da China

Não é porque a China é esse monstro no comércio mundial que você não pode prospectar outros asiáticos.

Ainda mais que não é novidade a recente migração de fábricas chinesas para países vizinhos que passaram a exportar para a China, por conseguirem ser até mais baratos.

Para volume e preço temos: Vietnã, Bangladesh, Malásia, Índia e Taiwan.

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Cidade de Ho Chi Minh – Vietnã

Mas busque se informar sobre as condições de trabalho, não é porque está do outro lado do mundo que você não tem responsabilidade social.

Depois desses podemos considerar também a turma com maior foco em tecnologia, como o Japão, Coreia do Sul e Singapura*.

*Singapura não é um reduto de fábricas (sua extensão territorial se limita a 728km², não é nem três vezes maior que a ilha de Florianópolis), mas intermedia negociações com diversos desses países.

E, não, não é necessário se limitar ao continente asiático.

Revise sua lista de Agentes de Carga

Sabe o que todas as sugestões anteriores necessitam?

De embarques!

É simplesmente o sentimento de morrer na praia quando temos a carga pronta a tempo, lindamente embalada para embarque, mas o bendito não ocorre.

E, apesar de não ser verdade, fica a sensação de que o que foi feito antes serviu para nada.

Por isso e diversos outros motivos é necessário trabalhar com os melhores.

E isso não necessariamente significa trabalhar com os maiores e/ou mais caros.

Enfim, esse assunto rende um artigo por si só (que ainda será escrito), então, por ora, fique atento ao seguinte: se você desdenha sua logística internacional com qualquer “Whatever Log” no mercado apenas por preço, o problema aqui também é você.

Falando nisso: Cuidado com os nomes Ano Novo Chinês e Ano Novo Lunar.

Podemos culpar o soft power chinês, bem como o fato dele ser nosso principal parceiro comercial há muitos anos, mas a verdade é que nos acostumamos a chamar de Ano Novo Chinês.

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O que não é errado quando estamos falando com chineses e alguns outros poucos países que comemoram a data.

Contudo, exportadores de outros países que comemoram a virada de ano com base no Calendário Lunar não vão gostar de ouvir você generalizando e chamando de calendário Chinês, a exemplo do Vietnam e Taiwan.

Principalmente os taiwaneses.

E não apenas por questão de nome, também porque nem sempre o Ano Novo Lunar e o Chinês caem na mesma data!

Há outros países que comemoram o Ano Novo com base no calendário chinês, como Malásia, Singapura e Indonésia, seja oficialmente ou pela quantidade de chineses que vivem no país.

Agora é contigo.

Considerando que você não é capaz de fazer um país inteiro parar de comemorar seu ano novo, e na verdade raramente consegue convencer um único chinês, você pode:

·        reclamar;

·        resolver o problema; ou

·        reclamar enquanto resolve o problema (meu favorito).

Seja por conta ou contratando alguém para isso, o calendário, lunar ou solar, continua correndo até o próximo ano novo, então, ative o tigre/tigresa dentro de você e planeje-se!

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Até porque nunca é apenas um único problema para lidar no Comércio exterior, mas cabe a nós minimizarmos todas as dificuldades ao máximo.

E você, amiga(o)?

Já aplicou tais sugestões? O que mais tem feito para amenizar esse problema sazonal? Sua empresa realiza serviços de prospectar outras no exterior? Vamos continuar a conversar nos comentários.

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