Se uma Importação que até ontem sequer tinha uma Proforma e hoje começou o dia no status “urgente”, muito provavelmente isso é culpa do próprio Importador.
E digo isso por experiência de quem atuou em Importadores da indústria e comércio.
Algumas vezes a culpa foi minha, admito, e por erro humano (que seria evitável se parássemos de controlar as operações por Excel).
No entanto, a grande maioria das vezes que uma carga começou ou teve seu status alterado para URGENTE, foi porque algum outro departamento interno quis brincar de encosto.
Este texto não é um desabafo! O objetivo com ele é mostrar quem e como que outros departamentos dentro da indústria e comércio causam dificuldades nas Importações.
Tá bem, tá bem, é um pouco de desabafo sim!
Planejamento / PCP / Almoxarifado
Esses três possuem responsabilidades diferentes e seus nomes podem variar.
Porém algo que eles têm em comum no Comércio Exterior é que são os responsáveis por dizer quando que uma mercadoria precisa estar nas instalações.
Seja com base no planejamento de uma obra ou pelo controle de estoque.
E considerando que eles não entendem de Importação precisam de nós para dizer o tempo necessário para algo ser comprado ou produzido e o tempo que leva a Importação em si.
Como que na mão deles vira urgente?
Naturalmente que um dos problemas é quando eles não sabem para quando exatamente será necessário comprar algo para um projeto ou reposição de estoque.
Mas o problemão mesmo é quando esse algo é completamente esquecido.
Seja porque a fórmula do Excel falhou (provavelmente é muito democrático todo mundo ter que usar a mesma ferramenta para trabalhos sensíveis #ContémIronia) ou o setor de engenharia esqueceu de avisar que os parafusos precisam ser importados porque se trata de um material não disponível no Brasil.
Consequentemente, aquela “pecinha” ou “produtinho” que podia ter vindo junto numa importação maior, a fim de diluir seu custo de importação em algo relevante, vai queimar dinheiro num embarque aéreo “urgentasso”.
É estressante e ao mesmo tempo cômico que, em certos segmentos há produtos que não pesam 5 quilos e não custam 100 dólares, são capazes de deixar até a diretoria soando frio de preocupada para saber quando que a pecinha chega.
Compras
Há casos em que o comprador internacional faz parte do setor de Importação, contudo, tenho a impressão (baseado em evidência nenhuma mesmo) que em geral costumam estar separados.
Independentemente disso, se tem uma “pessoa” com quem a Importação precisa manter uma boa amizade é com o setor de Compras.
Como que na mão deles vira urgente?
Ainda mais se esse setor não tiver bagagem em Comércio Exterior… vai comprar tudo Prepaid para não se incomodar com frete, não vai considerar o tempo de trânsito, ou vai comprar uma grande quantidade de um produto altamente necessário e que não precisa de licença pré-embarque junto com vários outros produtos que sim.
Já dá um nervoso só de ler, né?
Manutenção
Se o material ou maquinário que este setor precisa manter operante for importado, lá estará o setor de Importação para importar as peças de reposição sob demanda.
Mediante solicitação do departamento, dentro de uma rotina para que eles realizem a manutenção preventiva.
Tudo lindo no papel.
Como que na mão deles vira urgente?
Se um maquinário para de funcionar, o primeiro setor a saber é o da Importação.
Se o pessoal que cuida de equipamento não teve o devido treinamento para fazer a manutenção preventiva, costuma incomodar bastante.
Algumas vezes só se dão conta da necessidade da peça, material ou maquinário importado, quando surge algum problema ou um dano no equipamento.
Há outros que precisam fazer milagres com um orçamento apertado.
Bem como em uma empresa que trabalhei, o pessoal lá dava graças aos deuses que eles não eram responsáveis pela manutenção de companhia aérea nenhuma.
Controle de Qualidade, Recebimento e a pessoinha que solicitou a mercadoria.
Quando uma Importação finalmente chega no armazém ou na fábrica, é preciso conferir o que chegou.
Não apenas o óbvio (como a quantidade solicitada, por exemplo), é preciso verificar se a especificação técnica está conforme o solicitado, se algo veio avariado, se todos os sobressalentes chegaram (manuais, certificados etc.).
Quando está tudo de acordo, dá-se entrada no estoque, do contrário, emite-se uma Não-Conformidade e cabe ao Importador cobrar do Exportador.
Quer estragar o dia de uma profissional de importação? Entrega uma Não-Conformidade para ele resolver… Sério, que trabalho desgostoso.
Como que na mão deles vira urgente?
É um trabalho que ninguém gosta e que só é cobrado na hora que precisam do material.
Ou seja, só conferem na hora de entregar ao solicitante… que também devia ter conferido o que chegou e quando chegou, pois, nem sempre é algo simples para um CQ ou Recebimento analisar.
Aí você pensa: “poxa, uma semaninha ferra tanto assim”?
Semana?
Se fosse apenas uma semana, nem estariam nesse texto.
Tive caso de produto que quase comemorou aniversário sem dar entrada no estoque porque chegou cedo demais (graças ao setor de Planejamento, antes cedo demais que o contrário) ao mesmo tempo que a obra atrasou.
Agora pensa na cara de pau que eu precisei ter para falar ao Exportador que ele enviou um produto ERRADO, 11 meses atrás!, e ele precisa urgente enviar o que faltou.
Momento panos quentes, antes da Parte 2
Muitas das razões apresentadas, às vezes, sequer são culpa do departamento nominado.
O estoque estava errado porque o TI não integrou dois programas corretamente, ou o Compras demorou para formalizar a compra, ou a engenharia demorou para aprovar tecnicamente.
Entenderam, né? Empresas são complexas, mais ainda as que possuem centenas de funcionários.
O problema é que normalmente sobra para o setor de Importação apagar os incêndios e tentar recuperar o tempo que foi perdido por outro.
Consequentemente, ele não tem outra opção a não ser pedir urgência e ser muito chato.
E você, amiga(o)?
Os clientes Importadores contam a vocês os (reais) motivos das cargas urgentes? Costumam ou costumavam se incomodar com esses departamentos?
(Eu sei que alguns departamentos importantes ficaram de fora, eles estarão no próximo texto! 😊)