Respostas às perguntas frequentes sobre a Invoice Cast.

O podcast Invoice Cast nasceu em janeiro de 2020 como um projeto secundário, quando o Nícolas (hoje meu sócio) me convenceu a ser o produtor e apresentador dele.

Tudo que ele precisou fazer para me convencer foi me oferecer o projeto enquanto eu comia uma esfiha e tomava uma Heineken.

Apesar de parecer que eu me vendo por pouco (o que é verdade), ter um podcast era uma vontade minha bem antiga, que cultivei por ouvir podcasts desde 2007 no meu Ipod Nano.

Deu tão certo que hoje ele é meu principal projeto, tanto que é por isso que reduzi a quantidade de textos publicados e ele já é tratado como uma empresa-irmã da Invoice Content.

Tão certo a ponto de em maio de 2022 darmos mais um passo para estarmos também em vídeo no YouTube.

Tudo isso gera perguntas por parte de quem ouve, participa ou investe em publicidade na Invoice Cast.

Diante disso, decidi listar e responder as principais dúvidas a fim de trazer transparência para esses 3 públicos.

Invoice Cast

Qual o objetivo do podcast?

O objetivo do Invoice Cast é ensinar, gerar discussões e contar boas histórias sobre a nossa área e assuntos correlatos de forma leve e em um momento divertido e prazeroso.

Por isso o programa busca falar de forma simples e prática, que agrade e seja útil para todas as pessoas, desde o estudante até aqueles que colecionam décadas de experiência.

É óbvio que queremos gerar negócios e ganhar dinheiro com o Podcast (afinal vivemos disso!), mas esse resultado deve vir respeitando este objetivo e os valores da Invoice Content.

Como funciona a gravação dos episódios?

Gravamos normalmente num dia da semana, sempre depois das 18h00.

Por enquanto os episódios não são ao vivo, especialmente para que os convidados fiquem à vontade para conversar sem que se comprometam.

Isso porque no calor e ritmo da conversa pode ser que alguém fale algo sensível para si ou para a empresa que atua, se acontecer e a pedido da pessoa removemos na edição.  

Pedimos aos participantes que reservem duas horas para que possam se acostumar com o ambiente, conhecer os demais participantes e serem instruídos com os equipamentos e dinâmica do podcast.

Como vocês escolhem quem participa dos episódios?

Invoice Cast - Jonas Vieira

Essa é a parte mais difícil da pré-gravação.

Sempre que pensamos em nomes levamos em conta dois principais requisitos para avaliar qualquer convidado:

  1. Ter experiência prática com o tema.
  2. Não ter vergonha de se comunicar.

Não é necessário dominar completamente um tema, ninguém sabe tudo e precisamos normalizar isso em nossa área.

Muito menos ter feito curso de oratória para participar, o que queremos é alguém que não se intimide em participar do assunto, fale piadas e consiga esquecer quase completamente que está sendo gravado.

Listados os nomes, procuro priorizar chamar pessoas do nosso círculo, ou que já participaram do podcast (e mandaram bem) ou pelo menos pessoas com quem tenhamos o contato para abordar.

Depois disso, é uma mistura de tentar pessoas que já criam conteúdo nas redes sociais sobre o tema (ainda que só em texto, nem precisa gravar vídeo) e pedir recomendação de novos participantes para aqueles já participaram do podcast.

Então chega o momento de confirmar o interesse dessas pessoas e conciliar uma data que todos possam.

Posso me convidar para participar de algum tema?

Pode, contudo, se eu não lhe conheço e você não produz conteúdo nas redes sociais para me provar que entende de comércio exterior e sabe se expressar, provavelmente não terá sucesso.

Entenda que organizar uma gravação de podcast dá muito trabalho para eu me aventurar chamando alguém que só conheço porque se ofereceu.

Se dentre 4 ou 5 pessoas participando tiver uma que ficou intimidada para falar ou não entende bulhufas do tema, essa pessoa vai comprometer a dinâmica e qualidade da gravação de forma que não há edição que salve.

Por que alguns convidados participam reiteradamente?

São tantos motivos para convidar algumas pessoas reiteradamente que prefiro explicar em bullet points:

  • Dá muito trabalho encontrar convidados novos, pois todo mundo tem diversas dúvidas e raros os que tem uma agenda tranquila a noite.
  • É difícil convencer novas pessoas que são/estão inseguros (no caso, a maioria).
  • Gravar com os mesmos contribui na interação e identidade do podcast.
  • Eles/elas gostam e se preocupam com o podcast tanto quanto eu.
  • Estes provavelmente não trabalham em empresas que proíbem de participar ou exigem autorização de algum “Fucking LATAM Director” ou qualquer procedimento tão complexo quanto uma Importação Prepaid com Ex-Tarifário.

É possível pagar para participar do podcast?

Como Pessoa Física nos episódios regulares: não, nem que você encha o tanque do meu carro com gasolina podium (confesso que abalou escrever isso).

A única forma de participar pagando será como Pessoa Jurídica – veja abaixo a opção “Nossa Invoice”.

Por que insistir em ter convidados de empresas concorrentes?

Em primeiro lugar porque o que um Pricing, um Comercial ou um Despachante Aduaneiro faz numa empresa jamais é igual à outra.

Ainda mais quando o tamanho da empresa ou segmento de produto importado e exportado varia entre elas.

Queremos com isso trazer diferentes histórias e perspectivas.

Em segundo porque acredito que precisamos nos unir mais como profissionais de comércio exterior, há diversos temas e problemas que se tratados abertamente, sem aquela pompa “eu estou aqui porque sei tudo”, contribuirá para um setor melhor.

E para aqueles que acham arriscado dividir a mesa com um concorrente (que muitas vezes nem é concorrente direto), confiram os episódios já publicados e me digam se alguma informação sensível foi compartilhada.

Melhor ainda, perguntem para quem já participou como isso os afetou na vida profissional. 🙂

O que o convidado do podcast ganha participando?

A verdade é que ainda estamos estruturando melhores recompensas para quem participa.

Além de recebermos com muito carinho e bebidas quando chegam no estúdio, também ajudamos com o combustível para quem mora longe de Itajaí.

Além disso, marcamos as redes sociais de quem participou e fazemos cortes do podcast com ênfase nos convidados, também com as devidas marcações ou colabs.

Por que disponibilizar o podcast para Publicidade?

Estúdio Invoice Cast

Porque há custo para gravar e editar, e custou bastante montar um estúdio para gravar em altíssima qualidade.

Investimos quase R$10.000,00 só em microfones e próximo de R$20.000,00 com câmeras.

Por mais que o podcast tenha o objetivo de ensinar de forma prazerosa e bem-humorada, esta é uma mídia cara demais para tratar como hobby.

Aliás, não somos como outros podcasts de Comércio Exterior que pertencem a alguma empresa (e não há nada de errado nisso, blz?). A Invoice Content é uma Agência de Marketing focada apenas em atender empresas do Comércio Exterior, não somos Trading Company, Agente de Carga ou Comissária de Despachos.

Como funciona o patrocínio “Apoio”?

É a forma mais acessível e bacana de dizer “nossa empresa apoia o trabalho feito pelo Invoice Cast”.

Sua empresa fará parte do quadro de apoiadores e terá seu nome mencionado no início do episódio, assim como sua logo aparecerá em loop na TV junto com outros apoiadores.

O nome com link e @ de sua empresa também estará na descrição do episódio no site, redes sociais e agregadores de podcast.

Os valores são por tempo de tela e há limite para a quantidade de apoiadores por episódio.

Como funciona o patrocínio “Campanha”?

Se for o caso de estar em um mês ‘’deu a louca no gerente’’ ou vai fazer uma campanha a cada embarque fechado, o podcast pode contribuir com ela.

Antes de entrarmos na pauta, falaremos por até 2 minutos a respeito de sua campanha enquanto ilustraremos ela na TV, com link e/ou QR Code.

O nome com link e @ de sua empresa também estará na descrição do episódio no site (com banner), redes sociais e agregadores de podcast.

Como funciona a opção “Nossa Invoice”?

Essa opção permite que você seja um coprodutor para gravarmos episódios extras com os seus convidados e assuntos que ajudem a desenvolver sua autoridade e posicionamento no mercado, aproveitando nossa experiência, produção, estrutura e audiência.

Nesses episódios extras não há presença de Apoiadores e Campanhas de outras empresas.

O estúdio está disponível para locação?

Sim, mas o correto é dizer que ele está disponível para gravação, pois apenas nosso operador quem pode e irá comandar os nossos equipamentos, também porque depois da gravação entregaremos a edição do áudio e vídeo.

Contudo, como esse não é o nosso foco, limitaremos essa prestação de serviço para no máximo 2 ou 3 podcasts regulares.

Ao adquirir as opções “Apoio” e “Campanha”, isso me garante a participação como convidado nos episódios regulares?

Estúdio Invoice Cast 2

Se você tem experiência com comércio exterior, se comunica bem e gosta tanto do podcast que está investindo nele, provavelmente em algum momento irei convidá-lo para participar. 😊

Porém, como é possível perceber nos episódios, você irá dividir a mesa com pessoas de outras empresas. Para ter 2 ou mais de uma mesma empresa participando no mesmo episódio, aí apenas na opção “Nossa Invoice”.

Onde posso ouvir o podcast?

Ele está em praticamente todos os agregadores de podcast, coloquei o link dos principais abaixo:

Tem algum grupo para conversar com outros ouvintes?

Sim, o grupo do Telegram da Invoice Cast é aberto para todos os ouvintes entrarem, sem custo e pegadinhas.

Contudo, você receberá as regras do grupo assim que entrar, respeite-as pois nossa tolerância é próxima de zero. 😉

Link para entrar https://bityli.com/InvoiceCast-Telegram

Onde posso comentar sobre o episódio?

Tanto no grupo do Telegram quanto em nossas redes sociais

Se a mensagem for longa ou precisa ser anônima, pode mandar para contato@invoicecontent.com.

Quando os episódios em vídeo vão ao ar no Youtube?

Começou ontem, confere lá!

Youtube https://bityli.com/InvoiceCast-youtube

Depois disso, os episódios serão apenas em vídeo?

Sim, mas continuaremos a publicar apenas o áudio para o Spotify e demais agregadores de podcast.

Vai ter episódio com convidados participando à distância?

No médio prazo sim, mas antes precisamos pegar bem o jeito da coisa no 100% presencial, para que essa mescla de convidados online e presencial funcione.

Gostaria de saber mais, com quem eu falo?

Comigo, seja através das minhas redes sociais ou do podcast ou via contato@invoicecontent.com

E você, amiga(o)?

Já ouvia o podcast quando era apenas em áudio? O que achou do primeiro episódio em vídeo? Ficou com alguma dúvida sobre as respostas? Bora papear nos comentários!

Compartilhar:

Posts Relacionados